EU

Quem sou eu? Não me sei definir... Podia dizer que sou boa aluna, muito boa aluna, mas acho que ainda poderia ser melhor. Afinal, é a única coisa em que sou boa. Também sei escrever. Talvez por ter lido sempre muito. Os livros não me faziam perguntas nem me questionavam. Eram e são o meu refúgio. Ao ler, viajo, e posso ser quem quero. Sinto-me leve... Ao contrário da realidade. Odeio a imagem que tenho de mim - e que os outros também têm - e os meus maiores inimigos são o espelho e e balança. Tenho terror de engordar, de me transformar numa gorda, pois aí é que tudo será pior...



Começar de novo

A noite passada os meus pais encontraram-me desmaiada na cozinha. Tinha-me levantado para tentar comer alguma coisa, sentia-me mais fraca do que nunca, e percebi que o meu corpo não ia aguentar. E não aguentou… A ausência de comida fez com que eu tenha ficado desidratada e a precisar de cuidados médicos. Durante algum tempo não quis aceitar o que me diziam, mas todos à minha volta estavam certos: eu estava doente. ESTOU doente. Tudo o que escrevi aqui até hoje são palavras de alguém que se deixou levar por sentimentos de fraqueza. Não de fraqueza física, mas fraqueza de espírito. Sim, continuo a sentir-me gorda e feia. Mas hoje sei que fui eu que me habituei a ver-me dessa maneira, que cheguei a um ponto em que me recusei a pensar o contrário. É mais cómodo sentirmo-nos infelizes do que procurar a felicidade. Mas a partir de hoje eu quero ser feliz e para isso, não posso continuar a destruir o meu corpo. Nos últimos dias apercebi-me que tenho qualidades que não se centram apenas na beleza física. Apercebi-me que há pessoas à minha volta que me dão valor. E isso faz-me sentir bem. E tenho esperança que aos poucos, se me centrar nessas qualidades, consiga sentir-me melhor comigo mesma. Quem sabe até mais bonita. Não acreditem no que vêem no espelho. O espelho é mentiroso e as nossas inseguranças também. Acreditem em vocês, acreditem nos vossos amigos e na vossa família. Eles, sim, são a voz da razão. A partir de hoje não vou mais sentir-me sozinha com o espelho. A partir de hoje, sou a Teresa que quer voltar a viver.

44 comentários:

  1. Para além de este blog ser fictício, é mesmo esta atitude que todas as pessoas que têm a doença de anorexia ou bulimia deviam tomar. Isto é um abre-olhos para muita gente. Felizmente a série "Morangos com Açúcar" chega a muitos jovens portugueses, e passa a mensagem que qualquer um consegue ultrapassar a doença. Basta querer, e ter força de vontade, tal como a "Teresa". Que por muito que tenha negado, e que não acreditasse em ninguém, agora caiu na real, e aceitou o seu problema. Estou a gostar muito do trabalho que estão a fazer com esta personagem, e a forma como abordam um tema tão actual e tão delicado. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. por fim tomas-te uma atitude correcta Teresa !
    Fico feliz em ver que estas preparada para ser uma " nova Teresa " , e aproposito és muito bonita e acho que não devias usar roupas largas , mas calculo que seja mesmo da personagem usar assim .
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. É mesmo assim Teresa! FORÇA!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá "Teresa" sou a tua maior fã (fã numero 1)adoro o teu trabalho e o de todos os actores dos MCA (adoro a Filipa Areosa e o Luís Garcia) sou a vossa maior fã (de todos os actores)Continua com o teu excelente trabalho como actriz.
    ADORO-VOS

    ResponderEliminar
  5. Olá "Teresa" adoro o teu trabalho nos MCA és uma excelente actriz sou a tua fã numero 1 e do resto do elenco também. (ADORO a Filipa Areosa e o Luís Garcia).
    Sou a vossa maior fã.
    ADORO-VOS.

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresa, sei que já sabes que é esta a decisão certa, mas digo-o mais uma vez!...
    Parabéns, pela decisão que tomaste!

    ResponderEliminar
  7. teresa, antes de mais parabens.
    queria perguntar-te se a peça que estas a preparar,tem a ver com a tua familia.
    sou a tua maiooooor fã.
    gostava que durante a serie, falasses nos teus seguidores/fas, ou seja nos
    eu e o pessoal que comenta...
    obrigada por me dares força, pk por tua causa estou quase a recuperar, percebi antes de ti!
    mais uma vez, obrigada

    ResponderEliminar
  8. temos mesmo de pensar aaso,

    ResponderEliminar
  9. Olá teresa, estou muito felia pela tua decisao.
    Adoro-te muiito!

    ÉS A MINHA 2º PERSONAGEM PREFERIIDA!!!!

    BEIJINHOS GRANDES DA BIA

    ResponderEliminar
  10. ainda bem que percebeste o que se esta a passar contigo e que decidiste lutar contra isso. Tens toda a razao no que escreveste :) boa sorte e tudo de bom para ti.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pois eu sei que é só o teu papel e que tu terias de melhorar, mas e nós agora sim sentimo-nos sozinhas.
    Agora sim sentimos que estamos sós (pelo menos eu) eu peso 40 kg estou a elouquecer apenas tenho 16 anos e peso 40kg...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e eu que peso, 45 KG com 12 anos é pior que isso!
      Quem me dera pesar 35KG
      era um desejo meu tornado realidade
      :(

      Eliminar
    2. Eu também tenho 12 anos e peso 39 tenho de conseguir chegar aos 30Kg

      Eliminar
    3. isso é uma loucura porque deves ser bué magra!!! eu tenho 12, 1,52 e peso 42kg!!!

      Eliminar
    4. Eu não sou nada magra...
      Ass:k

      Eliminar
  12. Teresa, estou tão feliz, eu tenho 12 anos e peso 45KG que nojo, so me apetece deixar de comer mas, nao consigo.
    fala de nos nos MCA9 gostava tanto!
    Eu já nao é a primeira vez que escrevo nas tuas coisas!
    e meto anonimo porque nao consigo por o meu nome e, porque nao dá.
    beiiiiiijiiiinhos grandes da biia(L)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bia! É claro, ao ler os teus comentários, que não te sentes bem contigo própria. A questão do peso, principalmente hoje em dia numa sociedade tão preocupada com a imagem, afecta muitas adolescentes. A primeira coisa que deves saber é que o peso não tem necessariamente a ver com a idade, podes ter 12 anos e pesar 45KG e não ser, de todo, gorda.
      Se realmente, tal como a Teresa, quando estás sozinha com o espelho te sentes muito mal, devias partilhar esse sentimento com alguém, uma amiga, a tua mãe, uma professora, alguém que te possa ajudar. Aos 12 o nosso corpo começa a mudar e às vezes é dificil aceitar essa mudança, o importante é saber distinguir a verdade (como somos na realidade) e aquilo que vemos quandos nos olhamos ao espelho (que nem sempre é a mesma coisa).

      Eliminar
    2. Olá Bia, é normal que te sintas assim, pois a nossa sociedade por vezes consegue ser muito cruel. Mas nós temos que ser superiores a todas essas "bocas" maldosas... Tu deves saber que com na tua idade, o teu corpo começa a mudar muito, começas a desenvolver e começam a aparecer coisas novas. teres 12 anos e pesares 45kg, não tem mal nenhum, porque as vezes o peso do não tem nada haver, tu podes ter uma constituição óssea forte e podes ter músculo o que faz com que peses mais, e ate podes ser magrinha. na minha opinião não devias emagrecer, pois isso seria a maior idiotice que irias fazer, porque ias prejudicar a tua saúde, e ias preocupar todos os que te rodeiam.
      Sabes que este blog é de uma serie juvenil, que representa na maior parte das vezes problemas da actualidade que consomem totalmente os jovens, e acho que o objectivo de fazerem esta personagem, era sensibilizar os jovens a não cometer uma loucura como a dela. mas bem , cada um vê como quer.
      Tens apenas 12 anos e ainda és uma miúda, não podes estragar a tua vida por achares que és gorda. Espero que te tenha ajudado a fazer a escolha certa. Beijinho Bia *

      Eliminar
  13. Parabéns Teresa!! Conseguiste sair dessa doença :) Estou mt feliz, pois ha mtas pessoas qe n conseguem sair da anorexia e acabam por morrer..
    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  14. O ritmo da ficção não pode ser o da realidade. Uma família como a da personagem Teresa por vezes existe na realidade mas muitas vezes quem tem anorexia vive em famílias ou que não veêm, ou que não querem ver ou que são também elas parte do problema.
    Mas SIM, a anorexia, a bulimia e outros transtornos do comportamento possuem solução.

    ResponderEliminar
  15. Olá tb? Eu acho que estou completamente gorda. Tenho 15 anos peso 50 kg e meço 1,78cm. Os meus pais tambem devem de achar que eu estou gorda porque me ofereceram um livro: Como emagrecer. Eles acham que eu estou gorda... Todos dizem que nao mas eu continuo a achar. Ontem vomitei muito mas mesmo muito mas nao tinha comido nada isso quer dizer que para eu vomitar tinha que ter muita comida no meu estômago. Preciso de ajuda. Como poço emagrecer?
    Já me esquecia o meu namorado acabou comigo porque disse que achava que eu estava a ficar louca porque queria emagrecer. E ainda ontem encontreio num bar com a minha melhor amiga. Socorro... Preciso de ajuda por favor comentem e digam o que e que acham...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Não me parece que com 1,78m e 50Kg estejas gorda. Às vezes precisamos de falar com outras pessoas para percebermos se a ideia que temos de nós próprias é verdadeira ou não, ou seja, quando nos vemos ao espelho, às vezes achamo-nos gordas, feias, com o nariz grande etc e não é bem verdade.
      Ainda assim, vomitar nunca é a solução para emagrecer, caso seja necessário.
      Se os teus pais te ofereceram esse livro é porque talvez tenhas manifestado vontade de emagrecer e eles apenas querem que o faças da maneira correcta, mas o melhor é falares directamente com eles. Mas sinceramente, dada a tua altura e o teu peso, não creio que estejas gorda.
      Se sentes que as pessoas à tua volta se estão a afastar por causa de alguns dos teus comportamentos, se calhar é porque esses comportamentos te estão a fazer mal.
      Tenta falar com alguém, com os teus pais, uma professora, talvez a psicóloga da escola. Alguém que te ajude a perceber se tens de emagrecer ou não e que te ajude caso esses comportamentos estejam a ser nocivos para ti.
      Espero ter conseguido ajudar.

      Eliminar
  16. Teresa não stress isto é só uns MCA e por akazo és a minha favorita

    ResponderEliminar
  17. Teresa, és muito gira por isso não morras dentro da tua personagem!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Fico feliz pela tua personagem ter «acordado» para a realidade.Mas gostava que continua-se a escrever no blog,não deixes de escrever se faz favor.Beijinhos,bom trabalho.

    ResponderEliminar
  19. a minha professora tem faltado as aulas,hoje so foram a escola 4 alunos estivemos todos a brincar juntos quando chegou a hora de almoçar eu estive a brincar com o mnario o rapaz de quem gosto quando ja estava quase a tocar ele foi a casa de banho lavar a boca acho eu depois continuamos a jogar futebol passado um pouco de tocar ele levou-me para o quarto dos cabides das empregadas depois fechou a porta e deu-me um beijo na boca eu sei que no segundo ciclo vamos separarmonos mas mandamos mensagens um ao outro eu amo o mario mais do que tudo e nunca o vou esquecer na vida nem nunca vou desistir de o ter nos meus braços eu sei muito bem que ele gosta de mim e fiquei ainda mais contente poque aquele foi o nosso segundo beijo a minha amiga sara tambem gosta dele mas eu gosto muitio masis e se ele soube-se como eu gosto dele ficava maluco e nao se acreditava em mim.

    ResponderEliminar
  20. tresa ainda bem que precebeste que não podias continuar assim e ainda bem que estás a melhorar

    ResponderEliminar
  21. Pessoas escreveram aqui que eram gordas e até podem ser!!!O que conta é a beleza interior...

    ResponderEliminar
  22. amo a tu historia e espero por um final feliz <3 :)

    ResponderEliminar
  23. Podes não te sentir como realmente és mas espero que isso mude boa sorte

    ResponderEliminar
  24. espero que um dia tenha a mesma força de vontade, a tua coragem para começar de novo...


    pois cada dia que passa mais longe me vejo desse dia, sei que podia rever-me em ti e tentar mudar, mas nao consigo, nao sei o que se passa na minha cabeça mas o medo tão grande de voltar aquilo que era e eu nao posso


    E estou farta que digam ou falem de mim, só eu sei o que me custa todo os dias vestir uma roupa e nada me ficar bem, ter medo de me olhar ao espelho, sentir-me horrivel, nao conseguir olhar para outras pessoas sem me sentir mal a beira delas..


    espero e sei que vais conseguir, estou do teu lado

    beijoca, boa sorte

    ResponderEliminar
  25. Teresa contigo eu aprendi que nao se deve ficar abalada deve-se seguir em frente nao olhar para o passado

    ResponderEliminar
  26. tu és magricima eu é que sou uma balofa !

    ResponderEliminar
  27. Eu gostava de pedir uma opinião a todas as pessoas que frequentam este blog ..
    Acham que com 36 kg estou gorda por favor sejam sinceros porque estou com inicio de uma anorexia pelo que o medico diz mas ainda não consegui ganhar coragem e tomar a decisão que a teresa tomou por favor preciso de ajuda..
    PLEASE HELP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha eu acho que o teu peso é ideal.
      por isso nao vas para o caminho da aronexia.
      ayenciosamente
      anonimo

      Eliminar
    2. é bom ta n peso idial

      Eliminar
    3. Depende da tua altura e da tua idade...mas provavelmente não deves tar olha eu já tentei parar de comer mas nunca consegui.Mas eu tenho razoes porque tenho 12, 1,52 e peso 43kg

      Eliminar
    4. ola eu tbm me sinto igual a teresa mas todos dizem que eu estou muito magra mas eu nao acho eu estou muito gorda mas ninguem me entende eu nao consigo comer.eu peso 50 kilos mas eu queria ter menos peso o que faço

      Eliminar
  28. gostava de ser como tu... nao sei o que fazer, queria mudar, nao sei se consigo tenho 1.63 e peso 54.300kg sinto-me feia e gorda sinto que ninguem gosta de mim sinto-me uma inutil a minha mae ja descobriu que eu como e vomito deixei um tempo de fazer isso mas... mas nao consegui e voltei ao mesmo, agora estou de novo a tentar recuperar mas nao esta a ser facil, estou a tentar porque nao quero ir para hospitais nem para psiquiatras tenho comido menos tenho feito exercicio e ate estou a conseguir manter-me nos 54/55 mas tenho ainda tanto medo de engordar ainda tenho medo da comida o meu problema é nao ter auto-estima nenhum queria recuperar e talvez consiga mas esta tao dificil continuo a achar-me feia e gorda :s

    ResponderEliminar
  29. Parabens Tresa.
    Olha eu sei porque passaste eu tambem ja passai por isso, nao foi tao grave.Tambem me senti gorda e feia. Tambem deixai de comer e comexai a emagreser muito. Nao queria ouvir niguem essolavame no quarto na escola andava sozinha e nao queria que me dissesem que estava magra. Eu nao axava pessava que tava gorda e feia.
    Óuve uma altura me comia mas depois arrepediame e ia vomitar.
    Eu tenho muito medo de engordar, e quando a minha mae ,e exe o prato fico toda a tremer porque sei que tenho que comer mas tenho medo.
    Todos os dias me pesso, a minha mae ja descobriu que eu me pessava muitas vezes, ela ate me escodeu a balaça, mas eu ia a feremacia para me pessar nao sei o que fazer.
    E hoje quando le ficai chocada e chorai muito mas percebi que tenho que ter coraguem. E fazer como tu Tresa

    ResponderEliminar
  30. hoje a minha avo estava a minha espera no cafe panorte e dissre para eu ir sozinha ter com ela mas viu a avo do mario e disse para ela me trazer mas no caminho ele disse uma coisa que eu fiquei muito contente ao ouvila mas por outra lado enervei-me ele disse que amava-me e que eu o amva a ele mas so nao namora comigo porque agora esta a namorar com a catrina pacheco mas eu sei que um dia nos vamos p+oder ficar juntos mpara sempre e que a minha mae vai autorizar o nosso na,moro e so queria que a minha mae me deixa-se sair para onde eu quisesse quando eu fizesse 10 anos que vai ser este ano daqui a 3 meses e por hoje e so isto que eu tenho para contar mas como cria dizer enervei-me porque agora so sabe falar da catarina pacheco jjha enjoa

    ResponderEliminar